CASES
TAP Stopover
A TAP Air Portugal é a principal companhia aérea portuguesa, com 75 anos de história. É uma das empresas aéreas com mais conexões entre Brasil e Europa, já que viaja de 10 cidades brasileiras com destino a 50 cidades europeias.
Em 2016, a TAP criou o Portugal Stopover, que oferecia a possibilidade dos passageiros com destino à Europa passassem entre um e três dias em Portugal sem custos extras.
Essa nova oferta de viagem visava incentivar o turismo por Portugal, ao mesmo tempo que a companhia fidelizava os clientes com um novo serviço que era extremamente vantajoso aos viajantes.
No processo de divulgação do Portugal Stopover, a AFT desenvolveu a campanha desde o conceito criativo até a execução.
Desafios
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Divulgar o novo serviço de forma clara e objetiva;
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Superar o fato de que o termo “stopover” ainda era relativamente novo e pouco conhecido no Brasil;
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Aumentar o interesse pelo destino Portugal;
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Melhorar o share of mind da TAP.
Estratégias
Conceito criativo
Para mostrar o conceito de dois destinos pelo preço de um, buscamos elementos conhecidos de Portugal e de outros destinos elegíveis para o Stopover da TAP, e criamos as peças combinando estas imagens icônicas.
Estratégias de divulgação
Desenhamos uma estratégia para atingir o público-alvo da TAP: classe AB, acima dos 25 anos, com interesse em experiências na Europa. Assim, utilizamos revistas, rádio, TV e mídia out-of-home (cinema), sempre focadas nas dez cidades onde a TAP operava na época (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém e Natal).
Paralelamente à mídia, tivemos uma campanha de incentivo de vendas B2B, com as agências de viagem brasileiras.
Resultados
Impacto
Um ano após o lançamento do Stopover e de todas as vertentes da campanha, a TAP já celebrava a conquista de 100 mil passageiros brasileiros no serviço.