Hoje em dia, você pode fazer praticamente tudo online. Comprar, planejar viagens, encontrar pessoas, se divertir – tudo isso está acessível com alguns toques na tela do smartphone. Há tanta informação na internet, que o que não está disponível por lá é esquecido. Por isso, a presença digital de uma marca é essencial.
O que é presença digital?
Basicamente, é a sua empresa no meio digital. Isso engloba o seu posicionamento de forma geral, que tipo de relação tem com as pessoas na internet, quais conteúdos gera para seus potenciais clientes e muito mais.
Sobretudo, presença digital é a forma como uma empresa é percebida pelos usuários da internet. Diversas características são atribuídas às marcas que estão online, e por isso é importante definir os valores da marca, seus diferenciais e como isso influencia em sua “personalidade” digital.
Por que investir nisso?
Acima de tudo, a presença digital é uma forma de existir na mente dos seus potenciais clientes. Se uma empresa não é encontrada nas redes sociais ou mecanismos de busca, é muito mais fácil para o consumidor buscar uma marca similar – o que o levará ao concorrente. Por isso, é importantíssimo estar presente no meio digital.
Como trabalhar a presença digital da minha marca?
De fato, é uma missão que envolve muitas coisas! Confira abaixo algumas delas.
1. Site
Toda empresa precisa ter um site, de forma a captar os usuários que buscam por ela nos mecanismos de busca. O site deve conter, no mínimo, as principais informações sobre a empresa: quem é ela, o que faz, como contatá-la. O restante do conteúdo depende do segmento do negócio: um restaurante deve informar o cardápio, um hotel deve também investir em um sistema de reservas online, e assim por diante. Além disso, o site deve ser responsivo e trabalhar o SEO.
2. Redes sociais
Uma marca não precisa estar em todas as redes sociais – mas deve estar em todas aquelas que são relevantes para seu público. Por exemplo, uma empresa voltada para um público 65+ dificilmente vai encontrá-lo no Tik Tok. Assim sendo, vale muito mais a pena investir no Facebook e Instagram. As redes não devem apenas ter informações sobre a marca, mas também gerar conteúdo relevante.
3. Inbound marketing
O inbound marketing é uma maneira de atrair seus potenciais consumidores, por meio de conteúdos especializados, incentivá-lo a avançar na jornada de compra. Definitivamente, é uma ótima maneira de melhorar a presença digital de uma empresa, uma vez que se relaciona diretamente com os usuários com informações valiosas.
Vá além
Por fim, tão importante quanto ter informações e conteúdos na internet, é essencial se relacionar com os usuários. Isso porque é possível controlar alguns aspectos da presença digital, mas outros não: como a marca é percebida e que tipo de comentários os usuários e consumidores farão sobre ela. Por isso, nada melhor que manter uma relação cordial com todos, desde os clientes fiéis até aqueles que fazem um simples comentário em um post de rede social.
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